domingo, 19 de julho de 2009

Swami Premavatar, o meu amigo, irmão e satguru

Eu conheço o Swami Vishwananda como um amigo muito chegado. Encontrei-me com ele num ashram na Índia em Março de 1998. Eu estava parado numa praça movimentada,esperando por algumas pessoas, quando um homem jovem Indiano se aproximou de mim. Ele perguntou-me se eu era Suíço e eu respondi, "Sim". A sua pergunta iniciou uma conversa que durou a tarde inteira, enquanto nós estávamos entados juntos à beira de uma estrada movimentada, na Índia.



Desde o primeiro momento em que me encontrei comSwami Vishwananda, senti-me logo muito chegado a ele. Dois dias mais tarde Swami partiu para regressar a sua casa nas Maurícias. Antes de partir pediu-me para prometer visitá-lo na sua casa. No entanto, foi em Londres, em Inglaterra que o voltei a ver.


Pouco tempo depois desse encontro, viajei para as Maurícias para visitá-lo e nós continuámos a desenvolver a amizade muito chegada que eu tinha sentido no momento em que nos encontrámos pela primeira vez na Índia.
Muitos Mestres espirituais muitas vezes interagem com as
pessoas de uma forma muito humana enquanto obscurecem a sua divindade realizada ou avanço espiritual. Eu sou grato por Swami Vishwananda se ter tornado meu amigo desta
forma. Eu sei que apesar da realização espiritual óbvia do Swami, no seu coração ele é uma pessoa normal. Ele age normalmente quando está empenhado em actividades do dia-a-dia, ou passando tempo com amigos ou viajando. Ele veste-se com roupas actuais tais como jeans, tshirt
e ténis. É uma pessoa responsável e como filho mais velho da sua família ele cuida das obrigações familiares.
Os últimos onze anos, ao longo dos quais tenho vindo a conhecer Swami Vishwananda, têm sido espiritualmente muito intensos para ele. Dentro deste período de tempo
relativamente curto, ele tem acelerado as experiências espirituais e o desenvolvimento pessoal dele próprio e dos outros. Esse mesmo avanço espiritual teria levado a uma
pessoa comum várias vidas para ser alcançado. Apesar do Swami ter estado activamente empenhado em trabalho espiritual desde tenra idade, ele disse que o seu verdadeiro
trabalho não começou antes de ele fazer 27 anos, em 2005.
Swami Vishwananda é definitivamente uma dessas raras pessoas que conhece verdadeiramente e está completamente consciente do seu verdadeiro self e da sua Divindade. Eleconsegue ligar-se à Realidade Maior quando quer. Quando
esta ligação incrível é feita, o Swami não é mais a pessoa normal que nós vemos na vida do dia-a-dia. A sua expressão facial e os seus olhos mudam à medida que ele se torna num ser radiante expressando amor incondicional. Eu tenho testemunhado a transformação do Swami diariamente. A maior parte do tempo, ele comporta-se como uma pessoa normal, que não faz espalhafato acerca do seu verdadeiro self Divino. Aqueles que o vêm superficialmente não reconhecem a grandeza da sua alma.
Os chamados milagres do Swami são de ocorrência diária e eu tenho-os testemunhado em numerosas ocasiões. Os fenómenos e milagres que ocorrem à sua volta não são o que mais me impressiona acerca dele. De certa forma, eu tenho um respeito particularmente elevado pela sua capacidade em apoiar as pessoas para chegarem por elas próprias à
consciência de que Deus é a única realidade e a inspirá-las a conduzir as suas vidas permeadas pelo espírito.


Admiro o facto de que enquanto o Swami está fazendo todas estas grandes coisas, ele de algum modo consegue manter-se firmemente ancorado na realidade física.
O Swami tem acesso a grande conhecimento e mantém-se ligado continuamente ao mundo espiritual, mas ele não fala acerca disso muitas vezes. Eu costumava importuná-lo para
saber mais acerca dele fazendo-lhe muitas perguntas.

O Swami pacientemente explica às pessoas, repetidas vezes, que elenão quer que nós concentremos a atenção em fenómenos mas na Fonte Mais Importante de todos os fenómenos na vida e no Amor por Ele - Deus!

Ele recomenda às pessoas que em vez de conhecerem meramente teoria, seria mais benéfico para elas desenvolver amor e cultivar anseio por Deus nos seus corações. Ele aconselha as pessoas: “Se você encher o seu coração de amor por Deus e alcançar a sintonização com o
Divino, você obterá verdadeiro conhecimento que não se encontra nos livros e nas teorias".
Sempre que pessoas doentes vêm procurar o Swami para serem curadas, ele diz sempre que rezará por elas. Quando ocorre cura espontânea, ele salienta sempre que é trabalho
de Deus. Eu nunca o ouvi dizer que ele tenha curado alguém.

De acordo com ele, não há ninguém que possa chamar-se a si próprio/própria um curador. Eu tenho-o ouvido dizer que os curadores são apenas instrumentos nas mãos do Divino.
Se existe algo que o Swami quer alcançar, ele é muito determinado e fará o que quer que seja. Ele gosta de estar na companhia de outros e de rir muito. Nos seus tempos livres, ele visita lugares de peregrinação e pinta ícones de santos. É muito criativo, quer seja através da pintura ou compondomúsica, tendo esta última um grande significado para ele.
Ele gosta de qualquer música que seja cantada com devoção a Deus. Ele tem uma voz bonita e gosta de cantar juntamente com outros.


O estudo das vidas dos santos é uma das suas
maiores paixões.
Swami Vishwananda é alguém que ama a Deus com todo o seu coração e alma de uma forma muito pura e infantil.Esta forma de amar a Deus cria para ele uma relação natural
e muito pessoal com o Divino e por meio disso ele ressoa com as pessoas de uma maneira que as suas vidas podem sertransformadas.


O objectivo do Swami na vida é tocar os corações das pessoas que são encaminhadas para ele
espiritualmente ou magneticamente de tal forma que elas fiquem motivadas a adoptar uma vida espiritual centrada em Deus.
Como guru, mesmo quando o Swami está sendo infantil e espontâneo, ele irradia uma aura natural de autoridade. Ele pode ser severo, mas ele tempera sempre a dureza com uma
autoridade bondosa e cuidadosa, que apoia a verdade de que ele sabe o que é melhor para os seus discípulos. Quando um dos brahmacharis faz algo que ele desaprova, ele salienta
isso para ele ou ela. No entanto, em vez de condenar essa pessoa, ele olha para a semente da prontidão para aprender com o nosso erro e mudar de atitude e depois ele nutre e rega isso.
Swami diz, “Quando vocês caírem, o melhor é levantarem-se outra vez e por meio disso crescer mais fortes a partir de uma experiência dolorosa ou erro. Escolham não manter memórias dolorosas que voltam repetidamente para vocês serem atormentados por elas até ao ponto de criarem doença física."

Ele é muito tolerante com os outros. Nunca tenta convencer ninguém da sua própria opinião e não moraliza.
Quando as pessoas pedem o seu conselho ele claramente diz o que elas têm que fazer para harmonizar a situação.Ele deixa, então o livro arbítrio da pessoa intacto através do
aconselhamento de que elas no fim devem fazer as suaspróprias escolhas.

O Swami ocasionalmente pode ver-se em situações problemáticas mas ele rapidamente passa através delas e ultrapassa-as.
Uma vez o Swami e eu fomos juntos a Rodrigues, uma pequena ilha ao largo da costa das Maurícias, aonde ficámos hospedados numa pequena pensão. O filho da família que
vivia na casa principal tinha 20 anos de idade, que era a mesma idade do Swami na altura. Este começou a zombar do Swami, a fazer troça dele como uma pessoa espiritual que
faz milagres, etc. O Swami graciosamente tentou algumas vezes falar com ele de uma forma razoável, mas não foi bem sucedido. Em pouco tempo o Swami retirou-se
tranquilamente dessa situação desagradável. Nessa altura, eu fiquei espantado de ver que em vez de ficar magoado ouzangado, ele na verdade teve compaixão do homem jovem.
O Swami deixa as pessoas escolher se elas se relacionam com ele como guru, irmão, amigo ou apenas como uma pessoa normal.



Apesar de Swami Vishwananda ser o meu guru, ele será sempre ao mesmo tempo o meu grande amigo!
A. - Suiça

Sem comentários: