sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Feliz Diwali II


           A entrada principal de Springen - Shree Peetha Nilaya.


Sri Lakshmi Maa



Sri Sita Ram, Lakshman e Hanumanji



Sri Lakshmi Narayan (Vishnu)

Feliz Diwali!

O nome Diwali é por si mesmo a contracção da palavra "Deepavali", que traduzido significa "fila de lâmparinas" (diyas) (ou deepa em sânscrito) cheias de óleo e que significam o triunfo do bem sobre o mal. Durante o Diwali, todos os celebrantes usam roupa nova e partilham doces com os membros da família e amigos. A maioria dos negócios indianos começam no primeiro dia do Diwali.
Algumas pessoas acreditam que é a celebração do casamento de Sri Laksmi com o Senhor Vishnu. Na Bengala o festival é dedicado à Mãe Kali, a Deusa da força. O Senhor Ganesha, o símbolo da auspiciosidade e sabedoria, é também adorado na maioria das casas hindús. No Jainismo o Deepawali tem um significado especial pois o Senhor Mahavira atingiu a eterna bem-aventurança do Nirvana.
O Diwali também comemora o retorno do Senhor Rama com Sita e Lakshman depois de quatorze anos em exílio e da derrota do Rei-demónio Ravana. Na alegre celebração do retorno do seu Rei, o povo de Ayodhya, a capital de Rama, iluminaram o reino com diyas (lâmpadas de óleo) e tochas. O Deepavali é amplamente celebrado na Indía e no Nepal.

Em cada lenda, mito e história do Diwali encontra-se o significado da vitória do bem sobre o mal; e que com cada Diwali as luzes que iluminam as nossas casas possam iluminar os nossos corações, e que esta simples verdade encontre nova razão e esperança. Das trevas para a Luz - a luz que dá o poder de nos comprometer-mos com as boas acções. Estam que nos trazem mais próximo da Divindade. Durante o Diwali, as luzes iluminam cada canto da Indía e aonde quer que seja celebrado, o aroma a incenso permeia o ar, mesclado com o som do fogo de artificío, alegria, comunhão e esperança.