sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Entrevista a Sri Swami Vishwananda


1.       Qual é o objectivo de estar nesta Terra neste tempo/época?
SV: O objectivo de vida de todos nós é o de aprofundar o amor por Deus e pela Sua Criação. O meu “objectivo” está em servir aqueles que estabeleceram para si próprios, amar e realizar Deus.

2.         A humanidade está a evoluir? Ou está a regredir?
SV: Isso depende do ponto de vista que quiser ter... Visto de uma perspectiva mais elevada toda a vida é perfeita e está em harmonia absoluta. Se alguém atingir o estado de consciência, irá compreender que os problemas que o homem cria no mundo são uma mera ilusão. O Mundo está, no entanto, a passar por diferentes épocas e ciclos e a humanidade está definitivamente a evoluir e a avançar, mesmo que as vezes pareça uma confusão e que estejamos regredir, mas isto acontece sempre que ocorrem mudanças.

3.         È um ser perfeito que veio para nos ajudar?
SV: Todos nós, sem excepção, somos uma expressão única do amor divino, logo na essência somos seres sempre perfeitos. Quanto mais avançar espiritualmente, mais se vai aperceber desta perfeição.

4.         Com que idade teve a sua realização?
SV: Eu senti-me “realizado” desde o início. No entanto, só “aceitei” ou tomei o meu papel, conscientemente, quando tinha 14 anos.

5.         Quem é o seu guru? Sempre teve consciência de ter grandes seres do outro lado a apoiá-lo?
SV: O meu Guru é Mahavatar Kriya Babaji. Ele tem estado sempre a meu lado a guiar-me. Claro que existem muitos outros seres no outro lado que posso consultar sempre que preciso deles.

6.         Babaji é o sucessor de Krishna? Rama?
SV: Babaji e Krishna são apenas Um.

7.         Parece que o tempo acelerou nesta época – os nossos karmas foram acelerados – pode comentar isto?
SV: Tal como disse antes, estamos a passar por diferentes ciclos e épocas e cada uma tem a sua  própria “rapidez”. Obviamente, podemos ver esse desenvolvimento de uma forma mais clara, quando olhamos para os últimos 150 anos e reparamos como a vida “acelerou” durante esse tempo. Tudo acontece de acordo com o plano divino.

8.         A auto- realização está destinada para cada pessoa e numa determinada altura da vida? O que é a auto-realização?
SV: Quando a pessoa estiver pronta para a auto-realização, ela acontecerá…
Mas de volta à sua questão sobre o que é a auto-realização: Neste momento estamos a viver conscientemente como seres humanos. Temos aquilo a que chamamos uma personalidade. Esta personalidade diária consiste na soma total de todas as experiências que tivemos desde que nascemos. Todas as acções que fizemos e as reacções seguintes que experienciamos, formaram aquilo que hoje é a nossa personalidade.
E agora onde está presente, o Eu nisso? O Eu, ou Alma, é aquilo que conhecemos através dos grandes mestres como Jesus Cristo ou Sri Krishna, indestrutíveis e imortais. Portanto, a Alma ou o Eu são divinos. È a raiz de tudo aquilo que somos agora. Por vezes podemos vê-lo brilhar através de nós, podemos senti-lo. Temos de perseguir esse sentimento, essa “chamada interior”, a qual como pessoas ouvimos através da Alma de tempos a tempos, até que finalmente imerja e se torne una com a Alma/Eu. Isto é a auto – realização, quando percebemos o ser verdadeiro que somos. Descrever o estado de auto-realização é basicamente uma tentativa desesperada. É algo tão divino e abençoado que não dá para descrever em palavras, está além da nossa linguagem limitada…
Se quiser descrever a alguém que nunca tenha comido um bolo o sabor do mesmo pode dizer: Tem açúcar, chocolate, leite, nozes e quando dás uma dentada tem um sabor muito doce, etc... A outra pessoa não irá saber realmente a que sabe um bolo enquanto não o provar. O mesmo se passa com a auto-realização, terá de experiencia-la por si próprio.

9.         Como é que um Avatar se difere de uma alma realizada? O que é um Avatar?
SV: O termo Avatar , e dito de uma forma mais simples, é utilizado para uma encarnação de Deus na terra. No Hinduismo existem dez grandes Avatares, encarnações de Deus Vishnu, e que são normalmente aceites, tais como: Rama e Krishna. Alguns Hindus também consideram Jesus Cristo um avatar. Hoje em dia, especialmente na nova era de ramificações do Hinduísmo, o termo Avatar tornou-se muito comum e é muito usado pelos devotos para com o seu Guru. Ver o Guru como Deus é um costume ou tradição muito antiga, comum no Hinduísmo. O objectivo disto é que o devoto desenvolva devoção e humildade perante Deus, através do “treino” com o seu próprio Guru. Dependendo do seu ponto de vista, tanto pode dizer que existem dez verdadeiros avatares, como pode dizer que um Santo, uma pessoa realizada, é um avatar ou então também pode dizer que um ser humano é um avatar, argumentando que todos nós somos encarnações originárias do mesmo Deus. Deixando a tradição e a história de parte, é uma questão de definição e de crença (ponto de vista).

10.       Nesta época existem tantos Avatares na terra, quer comentar isso?
SV: Não existem mais Santos agora do que existiam noutra época qualquer. Por exemplo, nos últimos 2000 anos existiram muitos, mas muitos Santos Cristãos de que provavelmente nem nunca sequer ouviu falar. Muitas destas almas estão constantemente a encarnar, independentemente da época em que o mundo está. A ajuda deles é sempre necessária. Existem muitas grandes almas que vivem nesta época mas que não são conhecidas publicamente. Apenas alguns têm a missão no mundo e atraem muitas pessoas.

11.       O que significa a segunda vinda? Irá Jesus voltar com um corpo físico? Irá Cristo voltar através de muitos corações, como a consciência de Cristo? Ou tudo o que precede?
SV: A vida de Jesus Cristo foi única na história e não vai repetir-se da mesma forma. Através dele o mundo experienciou o caminho (da realização de Deus), a verdade e a vida na sua perfeição. Jesus era a pura encarnação da Consciência de Cristo. Ao mesmo tempo também era humano. Era o ser humano perfeito. A segunda vinda de Cristo é a vinda de Cristo dentro de cada um de nós. Para que isto aconteça temos de seguir o seu exemplo (caminho) e tornarmo-nos como ele.

12.       Os verdadeiros ensinamentos de Jesus, aqueles que foram suprimidos, estão a aparecer?
SV: À medida que a mente das pessoas se vai abrindo lentamente, estas começam a ser cada vez mais puxadas para a verdade. Isto já conduziu e vai continuar a conduzir à descoberta e publicação das escrituras e ensinamentos escondidos. No entanto, os ensinamentos que temos agora, apesar de em parte incorrectos, devido às muitas traduções e más-interpretações, são os suficientes para conduzir à auto-realização, se aplicados nas nossas vidas. Então o problema não está em não sabermos a verdade, mas sim no facto de sermos demasiado preguiçosos para a colocar em prática e mudar as nossas vidas.


13.       As forças negativas irão ser derrotadas e a terra irá entrar numa Idade de Ouro no futuro próximo?
SV: As forças negativas dentro de nós têm de ser derrotadas. Assim que todos consigamos isso nunca mais seremos importunados pelas forças negativas vindas do exterior.

14.       Porque é que nesta época existe uma maior consciência  sobre Jesus e Maria Madalena?
SV: Não há nenhuma razão em especial; penso que seja por causa do filme     “ O Código de Da Vinci” 

15.       Estamos a caminhar em direcção a relações mais puras e completas com o sexo oposto? O que lhe parece isso?
SV: Uma relação exterior nunca trará uma verdadeira satisfação ou uma felicidade completa. Cada um tem de encontrar o “ sexo oposto” no seu interior e deixar que os dois se tornem um só. È disso que se trata o ying e o yang, shiva e shakti . Temos de realizar essa unidade interiormente.

16.       Que técnica ou técnicas recomenda para o nosso crescimento?
SV: Qualquer técnica desde que seja praticada com sinceridade irá ajudar no crescimento espiritual. Mas é muito importante usar o senso comum e nunca forçar-se em qualquer prática que faça. Em vez de procurar técnicas complicadas, novas e cada vez mais recentes, é preferível agarrar-se a algumas mais simples e tentar dominá-las. Por exemplo, entoar o nome de Deus é muito simples, e no entanto muito eficaz. E lembrem-se sempre que não vale a pena tornarem-se mestres em alguma coisa se não forem sequer capazes de ultrapassar o vosso egoísmo e amar o próximo incondicionalmente! O Amor é a melhor e a mais importante “técnica” no caminho espiritual.

17.      O que podemos fazer para ajudar mais seres humanos a atingir a iluminação? SV: Primeiro tornarem-se vocês iluminados! Uma vez tendo atingido esse estado, podem ajudar os outros através da vossa presença e exemplo.


18.       Alguma vez transmuta o karma dos seus devotos?
SV: Sim, quando é necessário e quando o plano divino mo permite.


19.       Uma vez humanos, podemos renascer como animais e vice-versa?
SV: Não.