domingo, 24 de outubro de 2010

Bhavani Ashtakam - Oração à Mãe Divina



Na thatho, na matha, na bandur na datha,
Na puthro, na puthri , na bruthyo , na bartha,
Na jayaa na Vidhya, na Vruthir mamaiva,
Gathisthwam, Gathisthwam Thwam ekaa Bhavani.

Nem a mãe, nem o pai, nem a relação, nem o amigo, nem o filho, nem a filha, nem o servo, nem o marido, nem a mulher, nem o conhecimento, nem a minha ocupação são refúgios de que eu possa depender. Por isso tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.

Bhavabdhava pare , Maha dhukha Bheeru,
Papaatha prakami , pralobhi pramatha,
Kam samsara pasa prabadha sadaham,
Gathisthwam, Gathisthwam thwam ekaa Bhavani.

Eu estou neste oceano de nascimento e morte, sou um cobarde que não se atreve a encarar a mágoa, estou cheio de luxúria e pecado, estou cheio de ganância e desejo e estou preso pela vida inútil que levo. Por isso tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.

Na Janaami Dhanam, Na cha dhyana yogam,
Na janami thathram, na cha sthothra manthram,
Na janami poojam, na cha nyasa yogam,
Gathisthwam, Gathisthwam thwam ekaa Bhavani

Não sei dar, nem sei meditar. Não conheço o Tantra nem a oração, nem sei como adorar, nem conheço a arte do yoga. Por isso tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.

Na janami Punyam, Na janami theertham,
Na janami mukthim, layam vaa kadachit,
Na janami bhakthim, vrutham vaapi maatha,
Gathisthwam, Gathisthwam, thwam ekaa Bhavani.

Não sei como ser recto, nem conheço o caminho para os lugares sagrados. Não conheço os métodos da salvação, não sei como unir a minha mente a Deus, não conheço a arte da devoção, nem sei como praticar austeridades, Mãe. Por isso tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.

Kukarmi, kusangi, kubudhi, kudhasa,
Kulachara heena, kadhachara leena,
Kudrushti, kuvakya prabandha, sadaham,
Gathisthwam, Gathisthwam, thwam ekaa Bhavani.

Quer eu faça más acções, tenha más companhias, tenha pensamentos maus e pecaminosos, sirva eu maus mestres, pertença eu a uma família má, estou sempre imerso em actos de pecado. Veja eu com más intenções ou escreva uma colecção de ofensas, só tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.

Prajesam, Ramesam, Mahesam, Suresam,
Dhinesam, Nisidheswaram vaa kadachit,
Na janami chanyath sadaham saranye,
Gathisthwam, Gathisthwam thwam ekaa Bhavani

Nem eu conheço o criador, nem o Senhor de Lakshmi, nem conheço o senhor dos devas. Não conheço o Deus que faz o dia nem o que rege a noite, nem conheço nenhuma das outras divindades, ó Deusa a quem reverencio sempre. Por isso tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.

Vivadhe, Vishadhe, pramadhe, pravase,
Jale cha anale parvathe shatru madhye,
Aranye, saranye sada maam prapahi,
Gathisthwam, Gathisthwam, thwam ekaa Bhavani.

Enquanto estou numa discussão acesa, enquanto estou imerso em mágoa, enquanto sofro um acidente, enquanto viajo para longe, enquanto estou dentro de água ou fogo, enquanto estou no topo de uma montanha, enquanto estou rodeado de inimigos, enquanto estou numa floresta cerrada, ó Deusa eu sempre te reverencio. Por isso tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.

Anadho, dharidro, jara roga yuktho,
Maha Ksheena dheena, sada jaadya vakthra,
Vipathou pravishta, pranshata sadhaham,
Gathisthwam, Gathisthwam, thwam ekaa Bhavani.

Sendo um órfão, vivendo em extrema pobreza, sendo afectado pela doença e pela velhice, estando terrivelmente cansado, estando em estado lastimável, sendo engolido por problemas e sofrendo graves perigos, eu sempre te reverencio. Por isso tu és o meu refúgio e o meu único refúgio, Bhavani.