quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sri Sat Guru Charanam


Guru Arati


Todos os devotos de Swami Vishwananda sabem o Guru Arati que é cantado depois do Darshan e às Quintas-Feiras em todos os templos fundados pelo Guruji. A primeira prática deste amoroso Arati aconteceu numa casa de devotos próximos, na Suiça, onde o Swamiji viveu por algum tempo nos primeiros anos da sua missão. Mais tarde, numa noite o Swami pediu o texto deste Arati que nós nunca tinha ouvido antes. A primeira vez que praticámos os cânticos o Swami riu mas ao mesmo tempo não ficou muito contente. Foi bastante óbvio que os que estavamos presentes não eramos cantores dotados ou músicos.

Independentemente das qualidades musicais com as quais tinhamos sido abençoados todos nós tivemos de cantar o Guru Arati apenas uns dias depois num programa oficial em Flueli Ranft - Suiça (ermida do padroeiro da Suiça - São Nicolau). Durante este programa foi-nos permitido venerar os Santos Pés de Swami Vishwananda fazendo um Pada Puja pela primeiríssima vez.

Como a cerimónia partiu de uma decisão espontânea do Swamiji tivemos de usar recipientes e taças normais de cozinha da Residencial onde estavamos hospedados. O charme deste improvisado Pada Puja, a entrega profunda dos devotos presentes, mas mais que tudo o doce Amor do nosso amado Guruji transformou tudo num dos mais inesquecíveis momentos da minha vida.

Anos mais tarde o Guruji deu-nos a tradução deste mais belo Arati, que eu penso que expressa tudo acerca da relação Guru-discípulo.



Ananda Mangala Karu Arati
Hari Guru Santa Ki Seva

Estou a fazer o Arati com devoção
a ti Hari Guru e Santo a quem sirvo.


Prema Dhari Mandir Para Awo
Sundar Sukuda Leva

Com um coração cheio de amor eu corro para o Teu Templo
para adorar a Tua beleza

Mere Aangane Tulasi Ne Kiyaaro
Saligraam Ki Seva

No meu terreno há Tulasi (Santo Basílico)
Eu sirvo Saligraam que é a encarnação de Narayana


Arasathe Tirathe Guruji Ke Charan Me
Maata Pita Ki Seva

A minha entrega aos Pés do Guru é igual a 73 lugares de peregrinação,
e é igual ao serviço ao pai e à mãe.

Sante Mile To Maha Sukhe Paave
Guruji Mile To Meva

Por estarmos com um Santo encontramos grande felicidade,
mas o meu encontro com o Guru é ainda maior que Felicidade.

Kahe Pritan Tere Bhakta Janoke
Hari Ke Jan Hari Seva

Oh Krishna, os devotos dizem,
serviço à Humanidade é serviço a Ti.

D. - Alemanha