sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como fazer a Tilaka - Sri Swami Vishwananda ensina

Na passada tarde de dia 28 de Dezembro Swami Vishwananda demostrou-nos como fazer uma simples Tilaka na testa.

Ele fica bem mais feliz se a Tilaka for sempre feita com o mesmo modelo por todo o mundo e não grande ou pequena demais, grossa ou fina ou apenas uma linha vermelha com a pinta do guru etc. Prefere que a Tilaka da Bhakti Marga seja também uma manifestação de unidade.

Aqui podem ver a demonstração:
.


Tudo o que necessitam é Chandan (que é branco e é feito de argila de Vrindavan também existindo um chandan escuro para ocasiões especiais que constituído pela argila de Radha-Kunda) e Kumkum (pó vermelho) e um pauzinho fininho (o melhor é um pauzinho de incenso -removam apenas o incenso).
O Melhor Chandan é o "Gopi-Chandan".
Ponham algumas gotas de água na vossa mão esquerda e friccionem a barra de chandan na água para obterem uma pasta.
.

Mergulhem o anelar da mão direita na pasta de chandan e pintem uma linha vertical no meio da testa. Pintem de cima para baixo; da base do nariz à linha capilar. Existem diferentes mantras para serem cantados quando aplica chandan nas várias partes do corpo Quando aplicam na testa cantem o mantra "OM Keshavaya Namaha". Depois disto com o anelar seco, podem limpar a parte central criando uma forma de "U", (Isto simboliza os pés de Vishnu). Podem usar este pau de incenso para ir ao longo das linhas e fazê-las com melhor aspecto mas assegurem-se que usam primeiro o dedo para fazer a tilaka.

Com o vosso dedo do meio, tirem um pouco mais de chandan e façam a folha de Tulsi, começando na base do nariz para baixo - criando a forma de uma folha. Podem dar forma e corrigir os lados da folha com o dedo. A folha de Tulsi representa a devoção que é pequena no início mas tal como a folha vai aumentando em tamanho até alcançar os pés de Lótus do Senhor.


Depois use o pauzinho de incenso para fazer a "pinta do Guru" com o Kumkum. Faça essa pinta no meio da folha de Tulsi e cante "Om Sri Gurubhyo Namaha". Depois pinte a linha de Shakti no meio dos pés de Vishnu com o mantra OM Sri Maha Lakshmye Namaha. A linha simboliza a Shakti de Vishnu - Lakshmi Devi que ajuda a reduzir os nossos apegos que são grandes no início e depois desaparecem, tal como a linha vermelha. Esta desenham-na também de baixo para cima.
E pronto!

Ps. Eu acrescento que normalmente fazemos a Tilaka depois de um duche.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Jai Gurudev queridos

Para 2012 eu desejo a todos Amor e Paz. Usem este ano vindouro para intensificar e aprofundar a relação com o Divino dentro de vós.

Vão mais fundo dentro de vós. Intensifiquem as orações. Acalmem a vossa mente. Onde quer que estejam, cantem o nome de Deus e sejam positivos. Mantenham a lembraça da humildade do coração. Oiçam o coração.



O tempo que vivemos é especial. Então, não desperdicem tempo. Abram. Dêem. Dêem amor livremente desde o vosso coração. E possam todos obter a Graça de Deus.

Muito Amor e Bênçãos

Swami Vishwananda


Fogo de artíficio lançado pelas mãos de Sri Swami Vishwananda no seu centro Shree Peetha Nilaya, Alemanha.