quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Acerca da Disciplina de participar das orações comunitárias



Quando as pessoas trabalham foram (de uma ordem monástica) não estão atentas à graça de Deus nessa tarefa e o seu trabalho torna-se mecânico. A vida transforma-se numa rotina, o dia passa e o dia seguinte é mais do mesmo. A rotina instala-se e a vida continua assim e então parece que nada acontece na realidade pois na vida destas pessoas não há a Graça de Deus. Então é o que isso significa.
Não se incriminem e também não se apeguem  à atractiva mas artificial ideia de ficarem na vossa cela (quarto) - enquanto os outros vão à igreja - com o desejo de uma oração mais fervorosa na solidão. Não existem já outros tempos para oração solitária para além das horas estabelecidas para a oração comum? Algumas pessoas vão à oração da manhã e da tarde mas algumas dizem: "Não. Nós iremos fazer a meditação por nós mesmos no nosso quarto" Mas isto é lixo. Notem, a oração comunitária é muito importante mas a oração pessoal todos podem fazer em qualquer tempo. Quando se podem sentar, falar, desperdiçar o tempo com lixo e outras coisas como podem não ter tempo para a oração pessoal?
Quando há oração comunitária todos têm de ir e foi também isso que disse em Springen.



Se é assim, então rezem sozinhos durante esses tempos.
Têm de participar do serviço comum estabelecido pela regra.
Aqui, em grupo, a oração é quente e mais fervorosa e sempre mais frutuosa.
A oração é mais frutuosa porque o que conseguem em oração em comunidade é mais forte que a oração pessoal.Lembram-se do que eu mencionei que Jesus disse? Quando dois ou três estão reunidos em Meu nome eu estarei presente". Há uma parábola semelhante no Bhagavad Gita em que Krishna diz: "Dentro da comunidade dos homens, aqueles que cantam o Meu nome, eu estarei com eles
O Amor grupal é maior pois as pessoas esquecem-se dos seu orgulho pessoal e estão concentradas no Divino, mesmo que não seja pelo orgulho, a comunidade cria em torno dela uma outra atmosfera, outra energia. Muitas vezes a mente tenta encontrar desculpas para não participar mas quem é que perde? A própria pessoa
"Onde dois ou três se juntam em Meu nome", diz o Senhor, "Eu estarei presente" (Mateus 18:20) e onde está Deus, há bem espiritual. Que pena que algumas pessoas se privem deste tesouro! Não acontece que algumas pessoas que permanecem nas suas celas não só perdem a oração comunitária mas também acabam a não rezar em casa, e desta forma fazem duas coisas erradas - quebram as regras e danificam-se a elas próprias Contudo, é melhor definir uma regra e não ficar apegado a semelhante pensamento? Desculpas há muitas. Mesmo quando pensas que estás sentado num quarto a tentar orar por ti é infrutífero porque estás a quebrar a regra. A regra da obediência foi-se.

(este texto é transcrito de um satsang portanto salvaguarda-se ser linguagem falada)

Para participar de várias Orações comunitárias em Portugal:

Casa da Gitanjali (onde está localizado o nosso templo temporariamente)

- Orações da manhã  às 6h
- Orações da tarde às 19h
- Yagnas (cerimónia de fogo) sábados as 20h
- Abishekam - domingos às 9
- Abishekam mensal a Sri Radha Krishna Bhakta Udara nas luas cheias às 19:30 (próxima já dia 19 de Janeiro)

Para Leiria contactar Mataji Udaramati - udaramati108@gmail.com

Em Lisboa

Orações, bhajans, abishekam todas as quintas-feiras as 19.

Contactar

                                                             vishalakshi@bhaktimarga.org

                                                                        e no Sul

                                                     tarangananda@bhaktimarga.org

Existem mais lugares com orações, yagnas e abishekans esporádicos - contactar - vishalakshi@bhaktimarga.org

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Venham para Casa


Eu sou a voz chamando-vos a partir
do ermo da vossa própria alma.
Venham para Casa:
 libertem-se da visão materialista
do mundo.
Mahavatar Babaji