terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Livro mais lido


Nós viajávamos para todos os darshans na Alemanha e
Holanda entre Outubro e Dezembro de 2004. Tendo feito
alguns convites ao Swami para uma visita, ele veio à nossa
casa nesse Dezembro.
Depois de ir buscar o Swami e uma das suas discípulas ao
aeroporto, nós chegámos a casa e tomámos chá na nossa sala
de estar. O Swamiji estava silencioso, tal como nós. Ao longo
de uma parede há uma prateleira comprida, na qual os livros
estão colocados em duas fileiras de profundidade, em várias
secções. Quebrando o silêncio, o Swamiji disse à sua
discípula para retirar o primeiro livro da esquerda, na secção
inferior e trazer o livro que estava colocado atrás dele. Ele
disse que este era o livro mais lido lá em casa.
A discípula colocou o livro usado e muito manuseado em
cima da mesa, à sua frente, tal como ele lhe tinha pedido
para fazer. Enquanto ele o folheava de lado a lado, podia
ver-se que em certas passagens determinadas frases tinham
sido sublinhadas com cores diferentes. Sem olhar para cima,
ele repetia, ainda a folhear o livro de lado a lado, “Este é o
livro mais lido nesta casa.” Depois, ele olhou directamente
para mim. Este era o meu livro dos livros, ninguém a não ser
eu podia saber quantas vezes o tinha lido ao longo dos
últimos quinze anos. O livro era Autobiografia de um Iogue por
Paramahansa Yogananda.
Novamente, ele deixou-me
experimentar a sua omnisciência. Com gratidão eterna, eu
prostro-me diante de Swamiji Vishwananda.

Sem comentários: