sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Acerca da Tilaka

Um pedido do Swamiji:

Qualquer pessoa que seja Seu devoto deve usar Tilaka nos Darshans e principais eventos.

O seu significado no geral:
A Tilaka é um símbolo de boa sorte. Esta é usada na testa e é composto por pasta de sândalo, cinzas sagradas e /ou kumkum. No Bhagavad Gita diz: "Uma testa sem Tilaka, é como um coração, sem misericórdia, ou uma fonte sem água, ou de uma aldeia sem um templo, uma flor sem perfume, ou um campo sem chuva ... (há ainda muitos outros exemplos.) Pode-se observar que esta antiga tradição da tilaka  tem um profundo significado espiritual. Hoje em dia a Tilaka é usada no templo ou em ocasiões especiais, como cerimônias religiosas. A Tilaka é aplicada sobre o chakra Ajna, o espaço entre as duas sobrancelhas normalmente conhecido como terceiro olho. Diz-se ter um efeito de arrefecimento durante a meditação e ajuda a abrir o terceiro olho.
Para além de todos os efeitos mentais e espirituais o sândalo também possui um enorme efeito medicinal. Existem dois tipos principais de Tilakas:
Tilaka Shivaite é usada pelos seguidores do Senhor Shiva. É constituída por três linhas horizontais na testa com uma faixa vertical de Kumkum a conectá-los. Esta Tilaka é feita com cinzas sagradas. (Vibbhuti)




 Vaishnava Tilak é usada pelos seguidores do Senhor Vishnu. Consiste numa linha vermelha vertical desde o terceiro olho até quase à raíz do cabelo e é envolvida por outras duas linhas verticais (de sândalo/chandan) que representam os Pés de Lótus do Senhor Narayan. A linha vermelha (de Kumkum) representa Lakshmi Devi. Além de um outro ponto de de sândalo na forma de uma folha de Tulsi por baixo da forma de "U" da Tilaka como um sinal de adoração a Deusa Tulsi. O Swamiji também pediu que fizessemos um pequeno ponto vermelho dentro da folha de Tulsi para simbolizar a presença do Guru da nossa vida e no nosso caminho espiritual.

Quando a Tilaka é aplicada é dito um mantra que significa: "Oh Deus, protege-me de todas as consequências demoníacas de Maya e salva-me de todos os laços mundanos" - ou Om Keshavaya Namaha ou simplesmente "Om Namo Narayanaya"

O Papa também recebem uma Tilaka na sua visita à Indía;


Aqui está um vídeo da ISKCON (Hare Krishnas) de como fazer a Tilaka:
 


(para a linha central de Kumkum usa-se um pauzinho de incenso e começa-se desde o ponto entre as sombrancelas até próximo da linha do cabelo)


E aqui temos a nossa querida Mataji Varada a fazer pequeninos sacos com Chandan, Kumkum e todos os Mantras e instruções de como aplicar a Tilaka. Quem estiver interessado em adquirir por favor contacte: udaramati108@gmail.com. Jai Gurudev!