sexta-feira, 13 de março de 2015

Sri Swami Vishwananda em Vrindavan

 Peregrinação a Vrindavan: 2º Dia (2 Março 2, 2015)


"Na realidade, a sujidade exterior não é em nada comparável à sujidade que as pessoas têm interiormente. A poeira em Vrindavan é a poeira que purifica a sujidade que cobre a sua alma. É por isso que os santos dizem que tomar a poeira de Vrindavan retira a poeira dos pés dos devotos do Senhor” – Sri Swami Vishwananda

Local de nascimento de Krishna:


O 2º Dia  da peregrinação começou com um puja, no início da manhã, a Giridhari. Giridhari é a divindade pessoal do Swami e que o Swami leva quando viaja. Hoje, os participantes puderam participar nas orações, cantaram bhajans, realizaram arati e receberam darshan da divindade. Não se pode pedir uma melhor maneira de começar o dia.

Nos próximos blogs, vamos falar mais sobre Giridhari e a história incrível sobre como o Swami recebeu esta divindade especial de Krishna.
Depois do pequeno-almoço e do puja fomos até Mathura, o local de nascimento do Senhor Krishna. Mathura fica localizado a cerca de meia hora de Vrindavan num local muito silencioso e sereno

O Senhor Kirshna nasceu numa cela de prisão em Mathura. A cela de prisão é um símbolo de humildade. Mostra como o Senhor através da sua humildade está disposto a nascer num ambiente em que a maioria das pessoas iria negar. Os mesmos actos de humildade podem ser vistos em outros grandes mestres, como Jesus Cristo, que nasceu num estábulo.

O que é surpreendente sobre o templo é que ele está situado ao lado de uma mesquita. Os dois lugares de culto estão lado a lado em harmonia. Como qualquer cultura pode encontrar um lugar na Índia, é uma das mais belas coisas sobre este país. A tolerância religiosa demonstrada na Índia é incomparável e destaca-se como um exemplo para o resto do mundo.


Bhakti Marga Kirtans:

O resto do dia, passámo-lo a descansar no ashram até a tarde. À noite, tivemos uma visita muito especial ao Templo de Shri Radharaman. Infelizmente, entrámos no templo, ao mesmo tempo em que este estava a ser fechado para o arati da noite. Em vez de irmos embora decidimos cantar algumas músicas antes de sairmos. Quando começámos a cantar, uma grande multidão reuniu-se em torno de nós e continuámos a cantar muito mais tempo do que o esperado


Como toda a gente estava a ter um grande momento, Swami apontou para a frente e deu a entender que eles estavam a preparar algo especial. Aconteceu que, ao invés de fazerem um arati normal, trouxeram a Murthi para a frente do templo, em vez de estar no seu lugar normal, mais longe do público em geral.

O Swami disse-nos que é muito raro eles trazerem a Murti  para a frente. Após as cortinas se abrirem tivemos darshan da divindade e comemorou-se Holi na forma verdadeira ficando encharcados de água colorida e .

O que se destaca sobre os ensinamentos de Swami e Bhakti Marga é a capacidade de gerar vida e Amor em qualquer ambiente. Kirtan é uma ótima maneira de expressar nosso Amor por Deus e por meio de Kirtan fomos capazes de transmitir esse Amor para o resto das pessoas que estavam no templo com a Graça de Swamiji.

Testemunho:

"No primeiro dia, eu senti imediatamente o Amor aqui. Desde esse dia está a ficar mais forte. Hoje nós fomos para o lugar onde Krishna nasceu e foi um lugar muito especial. Estou ansioso para o resto da viagem... Como as lealas de Krishna continuo a receber revelações dia a dia. "- Gaurishankardas, Russia



Peregrinação



“Tragam a vossa fé e a vossa devoção. Estas, serão os vossos dois sapatos para andar”

Parikrama:

Dia 3 começámos o dia cedo. Depois de um rápido café da manhã fizemos o nosso caminho para Govardhan Hill, que está localizado a cerca de 45 minutos de Vrindavan para fazermos um parikrama ao redor da colina
Parikrama significa "o caminho circundante de algo" em sânscrito. É uma circunvolução em torno de um determinado objeto. A palavra parikrama é usada principalmente no contexto de divindades religiosas num templo,em rios sagrados, e montanhas sagradas. Fazer uma parikrama, como um símbolo de oração, é uma parte integrante, do culto hindu.

Govardhan Parikrama (andando 21 quilômetros ao redor da colina) é um ritual sagrado realizado por muitos crentes para a purificação espiritual. A caminhada é feita sem sapatos. A citação no início do blog foi a resposta dada por Swami sobre o uso de sapatos no parikrama.



História do monte Govardhan:

De acordo com o Srimad Bhagavatam, quando Krishna tinha sete anos de idade, ele viu as pessoas a fazerem os preparativos para uma yagna a Indra. Ao ver isto Shri Krishna aconselhou os moradores a não fazerem o yagna mas sim um puja a Shri Girirajji (monte Govardhan), que não só os protegeria, mas também lhes daria a sua erva para o gado e água pura para que todos pudessem beber, e também pequenas grutas em que poderiam descansar.

Isto fez com que Indra ficasse muito irritado e decidiu castigar o povo por ouvirem uma criança (Senhor Krishna) e não ele. De repente começou a chover muito fortemente em Vrindavan e a chuva e a tempestade foram tão fortes que as pessoas começaram a tremer de medo aproximaram-se de Krishna para protegê-los

Krishna foi para Govardhan e levantou-a com o dedo mindinho de tal maneira que se formou um enorme guarda-chuva em torno das pessoas. A chuva continuou durante 7 dias sem parar e Krishna usou Govardhan durante 7 dias para proteger o povo. Ao ver isto, Indra percebeu que esta criança não era uma criança comum, mas que era uma encarnação do Senhor. Indra aceitou a derrota e aproximou-se de Krishna para procurar o seu abrigo. Desde então Krishna foi chamado Giridhari (senhor de Govardhan) e então começou a adoração do monte Govardhan, em vez de Indra, em toda a região.

O parikrama começou com Swamiji a fazer puja em frente à colina Govardhan antes da caminhada. Estava tudo muito calmo e sereno. Swami e o resto do grupo tínhamos as bolsinhas dos malas e fizemos japa durante todo o passeio. Por graça de Swami todos fomos capazes de gerir a caminhada sem problemas e ao invés de completar todo o parikirma decidimos ir para Radha Kund e terminar a nossa viagem lá

Radha Kund:

Diz-se que quando Krishna matou um demônio na forma de um touro, Radha "ficou preocupada" com o karma associado a matar o animal, que normalmente é muito sagrado para os hindus, então ela pediu a Krishna para lavar seus pecados, dando mergulhos em vários rios sagrados. Krishna divertido com a ingenuidade de Radha simplesmente bateu no chão com o pé depois do que um rio caudaloso jorrou e tendo formado um kund (um pequeno corpo de água). Neste lugar Krishna deu um mergulho para agradar Radha.

Radha na sua atitude de criança ficou como louca  por Krishna ter usado os seus poderes para realizar tal acto e então Ele decidiu que ela e seus assistentes iriam cavar um kund com as mãos nuas e pulseiras. Uma vez que o kund foi feito eles encheram-no com os rios sagrados ao redor da área. O kund é conhecido hoje como "Radha Kund" onde as pessoas vêm de todo o lado para dar um mergulho.

Após Radha Kund estar cheio com água benta, Krishna disse a Radha que Ele iria tomar banho diariamente no seu kund. Ele declarou que Radha Kund é tão querido para Ele como a própria Radha e que qualquer um que se banhe nele, irá receber o Seu amor. Radha Kund é o amor personificado de Srimati Radharani.



Conclusão
Depois de um longo dia de caminhada em torno do monte Govardhan finalizámos  o dia  a venerar Radha Kund, cantando kirtan e fazendo puja para Giridhari.

Sem comentários: